Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.3), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
identificar as evidências científicas sobre o isolamento social em pacientes com odor fétido em feridas neoplásicas. Método:
revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE e COCHRANE com a questão >. Foi utilizada a estratégia PICO com horizonte temporal de 2002 a 15 de novembro de 2014, nos idiomas português, inglês e espanhol. Após a seleção dos registros científicos, realizou-se a leitura e análise na íntegra dos textos. As informações foram tabuladas em programa Microsoft Excel® e processadas a partir de estratégia de medida de tendência central com a média aritmética descritiva simples, frequência absoluta e relativa. Resultados:
identificou-se 352 artigos científicos em sua totalidade. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 23 evidências científicas. Conclusão:
o odor é o principal sintoma que interfere nos aspectos psicossociais do paciente, responsável por causar constrangimento, distúrbio da imagem corporal, dificuldade de interação com a rede social, fatores que favorecem o isolamento social.