Indicadores de qualidade da assistência de enfermagem na terapia intravenosa periférica

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.5), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

verificar os indicadores de qualidade da assistência de Enfermagem na terapia intravenosa periférica.

Método:

estudo observacional, descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa, realizado em um Hospital Filantrópico no setor de enfermaria masculina e feminina. Para análise dos CVP, verificou-se a identificação da data da punção e/ou validade. Para a análise dos dados, utilizou-se o cálculo de indicadores de qualidade da assistência de Enfermagem.

Resultados:

foram realizadas 515 observações, o que corresponde a 96,62% em relação às oportunidades e uma média de 25 observação/dia. Obteve-se um indicador de 86,1% de conformidade acerca da identificação do cateter venoso periférico e de 42,5% de identificação de equipo de soro 42,5%. Identificou-se que 40% dos pacientes que estavam fazendo uso de equipo e frascos de soros não atendiam a critérios de segurança.

Conclusão:

em relação aos indicadores de qualidade da assistência na terapia intravenosa periférica, em especial ao cuidado ao cateter vascular periférico, conclui-se que ainda é um desafio, em especial àqueles que remetem aos cuidados com o soro e controle de velocidade da infusão.