Análise das implicações dos profissionais da saúde na formação pedagógica de uma escola técnica de saúde: um estudo socioclínico institucional

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.6), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

analisar a compreensão dos profissionais da Escola Técnica de Saúde do SUS sobre a formação pedagógica no seu processo de trabalho.

Método:

pesquisa intervenção, com abordagem qualitativa, com referencial teórico-metodológico Análise Institucional, em sua modalidade socioclínica institucional, a ser desenvolvida no município do Rio de Janeiro (RJ), Brasil, junto aos profissionais da saúde de uma escola técnica de saúde. A coleta de dados acontecerá em encontros socioclínicos institucionais, agendados previamente para discutir e refletir coletivamente sobre o processo de formação pedagógica em saúde. Serão utilizadas também entrevistas com informantes qualificados, que não participarem dos encontros socioclínicos institucionais, e a construção de diários de pesquisa, sendo um da pesquisadora e outro coletivo, dos participantes dos encontros socioclínicos institucionais.

Resultados esperados:

contribuir com o aprimoramento do processo de formação pedagógica desenvolvida na escola técnica do SUS, promovendo discussões e reflexões coletivas com os docentes para conhecer sua realidade, suas potencialidades e suas limitações.