Correlação entre métodos de monitoramento da limpeza/desinfecção de superfícies na atenção primária à saúde

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.7), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

avaliar a correlação entre os métodos de monitoramento (inspeção visual, adenosina trifosfato e unidades formadoras de colônias) do processo de limpeza e desinfecção de superfícies de uma Estratégia de Saúde da Família.

Método:

estudo prospectivo, analítico, com abordagem quantitativa. A análise dos dados foi direcionada pelos testes de correlação de Spearman, teste exato de Fisher e curva receiver operating characteristic (ROC). Optou-se pela escolha de superfícies com alta frequência de contato pelos pacientes ou profissionais. As avaliações das correlações consideraram os resultados dos métodos de monitoramento da limpeza antes e após a execução da limpeza/desinfecção de cinco superfícies.

Resultados:

observou-se a presença de correlação significativa entre os métodos de quantificação de ATP e contagem microbiana aeróbia apenas para a superfície maca do paciente (r=0,649, P=0,001). A acurácia da inspeção visual foi baixa, por isso não seria o método ideal para avaliar a limpeza das superfícies.

Conclusão:

houve correlação significativa em apenas uma superfície com o método de ATP e contagem microbiana aeróbia. A inspeção visual não se mostrou um método confiável de monitoramento das superfícies avaliadas.