Doação de órgãos e tecidos e motivos de sua não efetivação

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.9), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

descrever características do processo de doação de órgãos e tecidos e identificar fatores determinantes para a sua não efetivação.

Método:

estudo descritivo, transversal, retrospectivo e documental, de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 102 prontuários. Os dados foram tabulados e armazenados em uma planilha eletrônica no Microsoft Office Excel, submetidos à análise estatística pelo SPSS, versão 18.0.

Resultados:

entre os motivos da não efetivação, estão: a recusa familiar (19); declaração em vida de não doador (13); questões religiosas (5); e desconhecimento da família sobre a vontade do paciente (2). Em 21 casos, a doação não ocorreu devido a contraindicações clínicas que impediram a finalização do processo de doação.

Conclusão:

o estudo proporcionou conhecimento sobre os principais motivos da não doação de órgãos e tecidos do paciente potencial doador, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias que potencializem esse processo, direcionadas aos fatores modificáveis, identificados como sendo limitantes para a efetivação da doação.