A avaliação: um desafio que permanece para professores e estudantes de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 2 (4), 2008
Publication year: 2008

Objetivo:

conhecer a percepção dos estudantes de enfermagem diante de um novo olhar sobre a prática avaliativamediadora de aprendizagem.

Metodologia:

estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido em um CentroUniversitário do Estado do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram 27 acadêmicos do 2º período de enfermagem. A coleta dedados ocorreu em dezembro de 2007, mediante um formulário estruturado com perguntas abertas. Dos 50 formuláriosdistribuídos, 27 foram respondidos. Os dados foram organizados e, após a leitura repetida e atenta das informaçõesobtidas, estabelecemos classificações, agrupando elementos ou aspectos com características comuns ou que mantinhamrelação entre si. Após esta classificação inicial, procuramos estabelecer articulações entre o conteúdo das informações e oreferencial teórico disponível, buscando atender ao objetivo desta investigação. Para fins desse estudo foi utilizada aanálise de conteúdo temática.

Resultados:

quatro unidades temáticas foram organizadas: a avaliação que subsidia oaprender praticando; a avaliação que proporciona liberdade para buscar o aprendizado; a avaliação que valoriza o que sesabe e desvaloriza a soma de notas; a avaliação que reconhece o que se aprende e incentiva a estudar o que falta.

Conclusão:

os estudantes se identificam, com a avaliação, pois está a serviço do aprender e uma ínfima parte, aindainsegura com a metodologia aguarda esperançosa uma nova formação de qualidade em enfermagem.