Rev. enferm. UFPE on line; 2 (4), 2008
Publication year: 2008
Objetivos:
analisar o conteúdo dos estudos sobre marcapasso cardíaco definitivo publicados em periódicos, teses edissertações nacionais de enfermagem, no período de 1996 a 2005; identificar estudos que abordam orientações aosportadores de marcapasso cardíaco definitivo, publicados em periódicos, teses e dissertações nacionais da área da saúde,no período de 1996 a 2005 e listar as orientações nacionais aos portadores de marcapasso cardíaco definitivo, publicadasno período de 1996 a 2005. Metodologia:
estudo descritivo, exploratório e bibliográfico, cuja busca foi nos periódicosnacionais indexados nas bases LILACS, BDENF, SciELO e CEPEn Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem.Consultados estudos nacionais da enfermagem com o termo marcapasso definitivo no título, e demais estudos nacionaisda área de saúde abordando orientações aos portadores de marcapasso. Resultados:
foram identificadas duasdissertações e uma tese da Enfermagem. Nos demais periódicos nacionais da área da saúde foram encontrados cincoartigos sobre marcapasso. As orientações identificadas eram relativas às prováveis interferências do ambiente doméstico,social, profissional e hospitalar sobre o gerador, não direcionadas à pessoa portadora de marcapasso. Conclusão:
háescassez de artigos sobre orientações ao portador de marcapasso, mas há relatos de que ele interfere na vida das pessoas.É provável que haja profissionais realizando intervenções bem sucedidas com os portadores, mas poucos divulgam asexperiências.