Atribuições do enfermeiro nos serviços de saúde mental no contexto da Reforma Psiquiátrica

Rev. enferm. UFPE on line; 2 (4), 2008
Publication year: 2008

Objetivo:

descrever e identificar as atribuições do enfermeiro nos serviços de saúde mental nos preceitos da ReformaPsiquiátrica.

Métodos:

pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, por meio de revisão sistemática deliteratura, no qual pesquisamos artigos na Biblioteca Virtual da Saúde, do banco de dados do Scielo. Os artigos foramanalisados após pré-leitura, leitura seletiva, análise textual e interpretativa.

Resultados:

foram encontradas 7544publicações. A escolha ficou limitada àqueles artigos que abordavam as atribuições e a assistência do enfermeiro nosServiços de Saúde Mental após a Reforma. Foram selecionados 34 artigos.

A partir da análise textual foram definidas trêscategorias:

Enfermagem na Reforma Psiquiátrica, Estratégias para a Reabilitação Psicossocial e Atribuições do enfermeironos serviços de Saúde Mental.

Observamos que os Serviços de Saúde Mental mais relatados nos artigos foram:

HospitaisDia,Unidade de Internação psiquiátrica em Hospital Geral, Centro de Atenção Psicossocial, Programa de Saúde da Família,Serviços Residenciais Terapêuticos.

Conclusão:

percebemos que as atribuições do enfermeiro nos serviços de saúdemental apresentaram diversas características devido à substituição do modelo manicomial por outros equipamentos comoCentro de Atenção Psicossocial, Hospitais-Dia, Serviços Residenciais Terapêuticos e integração com atenção básica.