Humanização do cuidar em uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto: percepções da equipe de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (1), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

compreender a percepção da equipe de enfermagem sobre o processo do cuidar humanizado em uma Unidadede Terapia Intensiva adulto.

Metodologia:

pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica, que teve como questãonorteadora: “Qual é a sua percepção enquanto profissional de enfermagem sobre a humanização do cuidar em unidade deterapia intensiva?”. Participaram deste estudo dois enfermeiros, quatro técnicos, dois auxiliares de enfermagem e umacadêmico de enfermagem. Utilizou-se, como cenário, a Unidade de Terapia Intensiva de um hospital filantrópico deMinas Gerais, Brasil. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semi-estruturadas e as análises pautaram-sea partir da percepção do sujeito sobre o fenômeno, resultando na compreensão de suas experiências.

Resultados:

foramidentificadas seis categorias: 1) Tecnologização do cuidar; 2) Percebendo a necessidade de humanização nas UTIs; 3)Relação do cuidar: cuidar do outro como gostaria de ser cuidado; 4) Presença da família no processo do cuidarhumanizado; 5) Despersonalização do paciente; 6) Humanizando os cuidadores.

Conclusão:

ficou evidenciado que a equipede enfermagem tem consciência da necessidade do processo de humanização do cuidado, mas acredita que ele não podeocorrer de maneira isolada, pois requer o envolvimento do profissional, do paciente, da família e da instituição.