Avaliação da qualidade de vida de estudantes de enfermagem segundo o WHOQOL-Bref

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (1), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

avaliar a qualidade de vida e verificar o nível de satisfação nos domínios físico, psicológico, social e ambientaldos estudantes de Enfermagem da PUC Minas, campus Betim.

Método:

estudo quantitativo, descritivo e exploratóriorealizado no curso de Enfermagem, no ano de 2005, tendo como amostra 414 estudantes de Enfermagem. Os dados foramcoletados por meio do questionário WHOQOL-Bref da Organização Mundial de Saúde. Para a análise estatística utilizou-seANOVA e teste Newman-Keuls (p<0,05).

Resultados:

os resultados indicam que os acadêmicos apresentam satisfatóriaqualidade de vida global e bom nível de satisfação em relação aos domínios social, psicológico e físico, o que não ocorrecom o domínio ambiental. Encontramos como pontos de insatisfação os aspectos relacionados ao sono e repouso, à vidasexual, presença de sentimentos negativos como mau humor, desespero, ansiedade e depressão, além da umaremuneração insuficiente para satisfazer suas necessidades e pouca ou nenhuma oportunidade de lazer.

Conclusão:

sugerimos o acompanhamento sistemático da qualidade de vida dos alunos de Enfermagem para se garantir a formação deprofissionais saudáveis na perspectiva da saúde como direito de cidadania.