Desafios na assistência de enfermagem ao idoso no pós-operatório de cirurgia cardíaca

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (1), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

analisar a produção científica de enfermagem referente à assistência prestada ao idoso no pós -operatório decirurgia cardíaca no que concerne aos cuidados realizados para amenizar a dor.

Método:

estudo de revisão de literaturados últimos oito anos (2001-2008), das produções científicas de enfermagem realizadas em bancos de dados LILACS, BDENFe SCIELO, utilizando os descritores de busca: cirurgia torácica, período pós -operatório, idoso, cuidados de enfermagem edor.

Resultados:

foram identificados 30 artigos científicos, dos quais treze versam acerca da assistência de enfermagemprestada ao idoso no pós-operatório de cirurgia cardíaca no que concerne aos cuidados realizados para amenizar a dor. Aabordagem multimodal foi destacada como a estratégia eficaz de prevenção e controle da dor no pós-operatório, queconsiste na utilização de técnicas farmacológicas e não-farmacológicas.

Conclusão:

A abordagem terapêutica de alívio dador deve-se dá de maneira adequada, pois os idosos se omitem em relatá-la, por considerarem fazer parte doenvelhecimento. Por isso, destaca-se a importância das ações do enfermeiro, além da sua participação na avaliação dador, a tomada de decisão acerca das condutas de prevenção e alívio da dor no idoso em pós -operatório de cirurgiacardíaca.