O desenvolvimento da subjetividade psicótica de acordo com a Teoria Sistêmica

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (1), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

analisar o filme O Príncipe das Marés de acordo com a Teoria Sistêmica Familiar e identificar a construção dasubjetividade psicótica.

Metodologia:

foi utilizado o método do estudo de caso do filme O Príncipe das Marés porconsiderar melhor fonte para a coleta de dados devido à complexidade do objeto de estudo. Os dados são apresentadosem discursos das cenas vividas pelos personagens durante a infância focalizando o contexto familiar. O filme apresenta avivência de um sistema familiar disfuncional evidenciado por violência, tensão, ansiedade, raiva e sentimentos dedesespero.

Resultados:

encontramos na dinâmica familiar dos personagens do filme O Príncipe das Marés a presença decaracterísticas de rigidificação, comunicação de duplo-vínculo e relação simbiótica.

Conclusão:

reconhecemos que estepadrão relacional familiar influenciou na construção da subjetividade psicótica da personagem Savannah, que apresentacomo sintomas psicóticos a duplicidade da identidade, perda do contato com a realidade, uso da anulação, negação erepressão como mecanismos de defesa. Acreditamos na importância do conhecimento e a identificação do padrãorelacional familiar pelo profissional da Enfermagem para uma intervenção eficaz na área da Saúde Mental.