Rev. enferm. UFPE on line; 3 (1), 2009
Publication year: 2009
Objetivo:
identificar alguns dos fatores relacionados a lombalgia entre os membros da equipe de enfermagem quetrabalham em hospitais. Método:
pautando-se na bibliografia nacional, consiste em uma revisão da literaturadesenvolvida a partir dos artigos científicos dos periódicos da área da saúde brasileiros. Para construção do estudo,considerou-se a inclusão de artigos publicados em revistas indexadas no período de Janeiro de 2000 a dezembro de 2007.Resultados:
evidenciou-se que a lombalgia é um dos problemas de saúde que ainda acomete os trabalhadores deenfermagem; que o desenvolvimento de alterações na região lombar, não é unicausal e sim multicausal e que otrabalhador expõe esta região em várias circunstancias, principalmente no transporte de pacientes. Conclusões:
estratégias como a Ginástica Laboral, correção postural e mobilização adequada no transporte de pacientes eequipamentos, são alternativas eficientes para diminuir os agravos à saúde da equipe de enfermagem e,conseqüentemente, melhorar a sua produtividade, qualidade de vida e a assistência que presta aos seus clientes.