Rev. enferm. UFPE on line; 3 (1), 2009
Publication year: 2009
Objetivos:
identificar e classificar os estudos desenvolvidos no Brasil que empregaram na prática assistencial a Taxonomiada NANDA. Método:
revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados LILACS e MEDLINE, utilizando-se aspalavras-chave Taxonomia e NANDA, sendo selecionados estudos com resumo, publicados no Brasil e que apresentassem aaplicação prática da taxonomia. Resultados:
dos 46 estudos selecionados, 80,4% foram desenvolvidos na área clínica e osdemais na área cirúrgica. Houve predomínio de estudos prospectivos no cenário hospitalar; os referenciais teóricos maisempregados foram os de Horta e Orem. Os estudos apresentaram os delineamentos descritivos e estudo de caso, sendoclassificados como nível 4 de evidência. Conclusão:
as evidências apontam para a utilização da Taxonomia da NANDAcomo sustentáculo para o desenvolvimento da assistência de enfermagem considerando a universalidade da linguagemutilizada na prática, a individualidade das necessidades apresentadas pelos clientes nos diversos cenários, o favorecimentoda educação do cliente/família, a resultados atingidos com intervenções específicas.