A produção e a divulgação do conhecimento científico por enfermeiras assistenciais

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (1), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

relatar experiências de enfermeiras que assessoram grupos de pesquisas em hospitais.

Métodos:

foramselecionadas duas experiências, a saber: a primeira, entre 2003 e 2006 envolvendo enfermeiras assistenciais e outrosprofissionais da área da saúde, em parceria de hospital universitário, centro de saúde comunitário e faculdade deenfermagem particulares; a segunda, em serviço público, entre 1999 e 2002, em parceria de Faculdade de Enfermagem eDiretoria de Enfermagem de hospital universitário.

Resultados:

no serviço particular foram produzidos 11 trabalhosapresentados em eventos científicos; oito projetos de pesquisa concluídos e encaminhados para publicação; seispublicações em periódicos indexados; quatro palestras; dois fóruns; dois cursos de extensão; quatro projetos emandamento. No serviço público, isoladamente ou em parceria com os professores e alunos foram produzidos 129 projetosde pesquisa; 151 trabalhos científicos apresentados em eventos; 36 artigos publicados; seis trabalhos científicospremiados.

Conclusão:

as principais dificuldades na ação investigativa por enfermeiras assistenciais foram estruturaisecoando em impasses no processo de trabalho; fragilidades de interações em diferentes níveis hierárquicos; dificuldadescom o método científico, entre outras. Embora ainda não faça parte da grande maioria dos serviços, as pesquisas porenfermeiras assistenciais, são fundamentais para ampliar conhecimentos, rever práticas, acompanhar as transformaçõestecnológicas e sociais, entre outras possibilidades que mostrem seu potencial criativo e inovador, em conjunto com suasexperiências práticas, entre outros benefícios profissionais, pessoais e de equipes de saúde.