A clínica do cuidado e a internação involuntária ― uma reflexão para a enfermagem psiquiátrica

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (1), 2009
Publication year: 2009

Objetivos:

descrever as principais bases do Relacionamento Terapêutico segundo Hildegard Peplau e discutir sobre aReforma Psiquiátrica Brasileira, com ênfase na Internação Psiquiátrica e em especial a Internação Involuntária e suasimplicações no cuidado prestado pela equipe de enfermagem.

Metodologia:

foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobreos principais construtos da clinica do cuidado de enfermagem psiquiatrica referentes à Reforma Psiquiátrica e ainternação involuntária.

Resultados:

a equipe de enfermagem vê o paciente como o protagonista da sua prática cotidianae cuida desta pessoa em sofrimento psíquico, embora o faça, na maioria das vezes, de maneira instintiva. Não é observadaespecial manifestação dessa equipe em relação ao paciente de internação involuntária. Não há registro, nem qualqueração que aponte haver um olhar específico sobre esse tipo de paciente.

Conclusão:

a enfermagem não consegueidentificar claramente esse paciente na unidade de internação, direcionando o cuidado pela demanda ou solicitação dopaciente. Assim, fica evidenciado que esse cuidado não é visível ou constante no cotidiano da prática da equipe deenfermagem.