Início do tratamento hemodialítico: qualidade de vida, sentimentos e dificuldades

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (2), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

conhecer a percepção do paciente renal crônico sobre qualidade de vida.

Métodos:

estudo qualitativo, compacientes que iniciaram o tratamento homodialítico, entre setembro de 2007 a fevereiro de 2008, em um hospital do Valedo Paraíba, São Paulo. Para a coleta de dados foi empregado um formulário de entrevista. Foram incluídos todos ospacientes com Insuficiência Renal Crônica, excluindo os menores de 18 anos e os com dificuldade de comunicação. Osdados foram organizados e analisados a luz da hermenêutica.

Resultados:

dos 37 pacientes estudados, a maioria era dosexo masculino (23/62%), predominantemente na faixa etária dos 51 aos 60 anos. Dos sujeitos analisados 57% relatam terrecebido informações a respeito da hemodiálise e a primeira orientação por meio do profissional médico e no dia-a-dia dotratamento pela equipe de enfermagem. A notícia da necessidade de hemodiálise foi recebida com sentimentos diversoscomo, aceitação, apreensão, tristeza, entre outros. Observou-se que os pacientes identificam a alimentação como oprincipal cuidado relacionado com a sua saúde.

Conclusão:

a acolhida e a reciprocidade dos profissionais da saúde, assimcomo o apoio familiar são fatores que contribuem para uma melhor adesão ao tratamento ajudando-os a conviver com ossentimentos conflitantes, melhorando assim sua qualidade de vida.