Consulta de enfermagem no pré e pós-operatório de transplante renal: faz a diferença?

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (2), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

descrever o conhecimento do paciente portador de insuficiência renal crônica submetido a transplante renalreferente à importância da consulta de enfermagem para seu tratamento.

Metodologia:

tratou-se de um estudodescritivo-exploratório com abordagem qualitativa. O período de coleta foi de janeiro a dezembro de 2007. A amostra foiconstituída por 36 pacientes submetidos a transplante renal de um total de 400. Para a escolha dos pacientes foi realizadoum sorteio aleatório simples diário. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto por 11 perguntasreferentes as informações sobre o transplante renal. Para organização dos resultados foi utilizada a análise temáticaproposta por Minayo.

Resultados:

quanto à consulta de enfermagem um número significativo de pacientes afirmam ser deimportância aos mesmos, uma vez que os tornam mais seguros, tiram suas dúvidas e serão melhor orientados.

Conclusão:

estes dados vêm a confirmar a eficácia da atuação profissional do enfermeiro no acompanhamento dos pacientes renaisque se submeterão ao transplante renal.