Índices de mortalidade pediátrica em uma Unidade de Terapia Intensiva pediátrica no município de Lages, Santa Catarina, Brasil

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (2), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

investigar os índices de mortalidade pediátrica em crianças de 0 a 15 anos em uma Unidade de TerapiaIntensiva Pediátrica do município de Lages, Santa Catarina, Brasil.

Método:

trata-se de um estudo descritivo realizado nomês de julho de 2007, onde foram reunidos dados através de prontuários, livros de registros da UTIP e protocolos deóbitos. Os dados foram agrupados mês a mês, sendo divididos em idade, procedência, sexo, doenças e tempo depermanência na UTIP. Os resultados foram discutidos para a elaboração de medidas de prevenção.

Resultados:

após acoleta destes dados, os óbitos foram classificados como evitáveis e não evitáveis de acordo com a Décima Revisão daClassificação Internacional de Doenças, e sugestões de medidas de prevenção foram feitas no sentido de que se possadiminuir estes índices, melhorando a qualidade de vida das crianças recebidas na referida UTIP.

Conclusão:

os objetivostraçados para este estudo foram alcançados, conseguiu-se identificar os índices de mortalidade pediátrica nesta UTIP,classificando os óbitos como évitáveis e não evitáveis. E, com isto, foram sugeridas algumas ações que podem melhorarestes índices.