Perda de uma vida: percepções da mulher pós-abortamento

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (2), 2009
Publication year: 2009

Objetivos:

identificar o significado do aborto para as mulheres que o vivenciaram; analisar as percepções relatadas pelasmulheres após o processo de abortamento; e descrever a perspectiva de vida destas mulheres em relação à sua vidareprodutiva.

Método:

o cenário foi o Centro Obstétrico de um Hospital Militar de grande porte, regido sob o Comando daMarinha do Brasil, situado no Rio de Janeiro. Os sujeitos foram dez mulheres com diagnóstico de abortamento incompletosubmetidas à curetagem uterina, internadas no Centro Obstétrico. A coleta de informações foi realizada através daobservação simples, da entrevista semi-estruturada, da livre expressão e da pesquisa nos prontuários. Após organizaçãodas informações coletadas e identificação dos temas emergentes das falas dos sujeitos, foram elaboradas duas categoriastemáticas: O significado do aborto para as mulheres que o vivenciam e Pensamento reprodutivo futuro.

Resultados:

nomomento do pós-aborto a maioria das mulheres se mostra muito triste e desesperançosa com a idéia de ter filhosfuturamente. Contudo, algumas retiravam forças para continuar lutando, na sua fé.

Conclusão:

o contato com estasmulheres possibilitou a visão da vida sob uma nova ótica. Assim, o enfermeiro deve procurar valorizar e compreender esteperíodo da vida destas mulheres, buscando cada vez mais a humanização em sua assistência.