Análise da produção científica nacional de enfermagem sobre o instrumento genérico que avalia qualidade de vida: revisão de literatura

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (2), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

analisar a produção científica nacional na área de Enfermagem acerca do instrumento genérico para avaliaçãode qualidade de vida SF-36 (Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey), em periódicos brasileirosindexados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) a partir de 1999.

Método:

trata-se de uma revisão de literatura. Osperiódicos nacionais foram selecionados dentre aqueles que estavam disponíveis na BVS (LILACS e BDENF) no período dacoleta de dados, e aqueles estudos que não foram encontrados na íntegra, foi feita busca manual. A busca foi feita pormeio da junção dos descritores “qualidade de vida” e “enfermagem”, que são disponíveis no DECS (Descritores emCiências da Saúde).

Resultados:

a busca online de artigos na BVS resultou em seis estudos que apresentavam em seutítulo ou resumo o termo qualidade de vida e retratavam sobre o instrumento genérico SF-36.

Conclusão:

esses resultadosservem como guia para os profissionais que lidam com pacientes de diferentes enfermidades, e devem ser observadosatentamente, para que se intervenha de forma a melhorar a qualidade de vida daqueles sujeitos sob cuidados. Existe anecessidade de se aumentar o número de estudos relacionados à temática, para que dessa forma seja possível nãosomente avaliar a qualidade de vida em si, mas também a qualidade do tratamento oferecido.