Rev. enferm. UFPE on line; 3 (2), 2009
Publication year: 2009
Objetivos:
realizar revisão da produção de conhecimentos nacional sobre saúde bucal do idoso, identificar a estruturametodológica dos estudos e determinar o número de publicações sobre a saúde bucal do idoso no Brasil. Metodologia:
estudo de revisão de literatura com busca em bases de dados eletrônicos da BIREME, LILACS e SCIELO, cujos descritoresutilizados foram saúde bucal e idoso. Os artigos selecionados foram caracterizados segundo tema do artigo, ano depublicação, revista, metodologia do artigo, onde foram identificados tipo de estudo, população/amostra, local de estudoe instrumento. Resultados:
dos 19 artigos analisados, oito referiam-se à epidemiologia da saúde bucal, dois a perfil desaúde, quatro à autopercepção da saúde bucal, três a autopercepção e uso de serviços odontológicos pelos idosos e umreferente à validação de modelo teórico. Considerações finais:
conclui-se que há necessidade de uma maior qualificaçãodos profissionais de odontologia e adequação dos serviços odontológicos às demandas dos idosos para uma efetivaimplementação de políticas públicas de atenção a terceira idade.