Rev. enferm. UFPE on line; 3 (2), 2009
Publication year: 2009
Objetivo:
analisar o acolhimento como estratégia para humanizar o atendimento na atenção básica em saúde.Metodologia:
estudo de revisão sistemática de literatura, efetuada em bases de dados SCIELO, LILACS e MEDLINE deartigos publicados no período de 2000 a 2008. Na análise os artigos foram classificados segundo base de dados, ano depublicação, local de publicação, autor, título, e periódico. Resultados:
nove estudos atenderam aos critérios de inclusãoestabelecidos. A análise dos artigos demonstrou que o acolhimento é uma nova forma para qualificar a humanização nosatendimentos e garantir o aumento de resultados positivos na atenção básica, sendo necessário um trabalho conjunto detoda a equipe multiprofissional na interação com o usuário, de modo a criar uma relação de confiança e vínculo com omesmo. Conclusão:
para que se obtenham resultados positivos, com a estratégia do acolhimento na humanização daatenção básica, é necessário que haja planejamento adequado, ações bem organizadas, interação entre a equipemultiprofissional e vínculo entre profissional/usuário, com escuta qualificada e resolutividade dos problemasapresentados.