Rev. enferm. UFPE on line; 3 (2), 2009                                
                            
                            
                                Publication year: 2009                                
                            
                                                            
                                    
                                    
                                                                                                                    
                                            
Objetivo:
 analisar a Teoria do Autocuidado de Orem de acordo com o modelo proposto por Fawcett. Metodologia:
pesquisa descritiva e analítica na qual foram utilizados os modelos propostos por Fawcett para avaliação de teorias deenfermagem: significância, consistência interna, parcimônia e adequação pragmática. A análise foi apresentada de formadescritiva, não requerendo julgamentos quanto a sua origem e conteúdo, sendo reproduzido ou relatado exatamente oque foi proposto. Resultados:
 a análise expandiu os conhecimentos sobre a teoria e a compreender como ela surgiu, o queinfluenciou o seu desenvolvimento, seu objetivo, foco principal, sua abrangência e quais as contribuições para aEnfermagem. Conclusão:
 pode-se afirmar que este trabalho foi de extrema importância para as autoras e contribuiu parao crescimento científico e profissional das mesmas e espera-se que possa servir para ampliar também o conhecimento dosque se interessam pelo assunto ou quem passe a se interessar a partir dessa leitura.