Resiliência em garotas adolescentes com trajetória nas ruas de Recife ― uma visão bioecológica

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (2), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

investigar o processo de resiliência de garotas adolescentes com vivência nas ruas de Recife, acolhidas em umalbergue municipal.

Método:

o estudo descritivo e exploratório, transversal, com abordagem qualitativa. O referencialteórico utilizará os elementos do conceito de resiliência e o modelo da Bioecologia do Desenvolvimento Humano.

Aamostra será por conveniência e para a coleta de dados serão utilizados:

a) questionário semi-estruturado para o perfilsocial e demográfico do grupo; b) o Teste das Histórias Incompletas (THI), que identifica as características pessoaiscomponentes da competência social, um dos critérios para avaliar o potencial de resiliência; c) Mapa dos Cinco Campos(MCC), que avalia a estrutura e qualidade dos relacionamentos da adolescente, o que tem influência no enfrentamentodas dificuldades; d) entrevista semiestruturada com questões sobre a vida na família, nas ruas e no abrigo. A avaliação doTHI e do MCC terá o critério de escores, conforme as respectivas normas. A Análise de Conteúdo seguirá a formaconcebida por Bardin na modalidade temática.

Resultados esperados:

articulando os resultados dos testes psicométricoscom a entrevista, pretende-se melhorar o conhecimento sobre a vivência dessas adolescentes e contribuir para as políticasde ressocialização.