Enfermagem em urgência e emergência no município de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (3), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

caracterizar o perfil, o nível de conhecimento e de satisfação do enfermeiro dos serviços de urgência eemergência pré e intra-hospitalar do município de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Método:

estudo descritivo eexploratório, utilizando-se de entrevista individual, para a coleta de dados junto a enfermeiros de unidade de urgência eemergência, pré ou intra-hospitalar. Foi elaborado um questionário e aplicado a 17 enfermeiros, cujas respostas foramanalisadas, tabuladas em gráficos e demonstradas em freqüências e porcentagens.

Resultados:

onze (64,7%) são do sexofeminino, com média de idade de 33 anos, dez (58,8%) estão formados a menos de cinco anos, todos já possuem ou estãorealizando pós-graduação, mas apenas três (17,6%) buscaram formação especifica na área de emergência, e que quinze(88,2%) referiram sentir prazer pelo serviço que praticam.

Conclusão:

a qualificação do enfermeiro que presta estaassistência está muito aquém das necessidades do setor, e cabe a todos os envolvidos praticarem o processo de mudançadeste quadro, ou seja, usuários, universidades, entidades de classes, empregadores, e principalmente os profissionais,buscando maior qualificação e exigindo melhores gratificações por estas.