Uso de métodos contraceptivos entre os acadêmicos de enfermagem de uma universidade particular do município de Londrina, Paraná, Brasil

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (3), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

descrever o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem em relação ao uso de métodos contraceptivos.

Método:

estudo descritivo com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 200 acadêmicos do curso deEnfermagem. A pesquisa foi realizada nos meses de maio a junho de 2008. Para a coleta de dados foi utilizado umquestionário.

Resultados:

após a coleta e analise dos resultados observou-se que os acadêmicos de enfermagem possuemconhecimentos sobre o uso dos métodos contraceptivos. Dos acadêmicos entrevistados 135 (67,5%) tiveram sua primeirarelação sexual entre 15 a 17 anos de idade. Sendo que 107 (53,5%) utilizaram algum método de contracepção nestarelação sexual. Porem em relação a utilização de algum método em sua ultima relação sexual 90 (45%) utilizaram e 92(46%) não utilizaram.

Considerações finais:

o que vêm a demonstrar que um número significativo de acadêmicos deenfermagem possuem o conhecimento sobre o uso e existência de métodos contraceptivos, mas não utilizam em suapratica sexual.