Filariose bancroftiana em bairro do Recife: estudo comparativo entre os anos 2003 a 2006

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (3), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

comparar a prevalência da infecção filarial no bairro de Campo Grande, Recife, Pernambuco, Brasil entre 2003a 2006.

Método:

estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa. Foram cônsultados dados da VigilânciaEpidemiológica do Distrito Sanitário II, nas fichas de notificação/investigação e de hemoscopia-passiva do Programa deControle da Filariose da Prefeitura do Recife referentes aos anos de 2003 a 2006 e incluídas as variáveis paradetalhamento situacional da infecção filarial no bairro de Campo Grande. Os dados foram agrupados em tabelas eanalisados quantitativamente pela frequência absoluta e percentual, utilizando-se o programa Excel 2003.

Resultados:

aprevalência entre os anos de 2003 e 2006 manteve-se inferior a 2%, considerada baixa. O tratamento coletivo na áreaatingiu percentuais de cobertura superiores a 70%, enquanto que o tratamento individual apresentou índices de aceitaçãoinferiores a 50%.

Conclusão:

recomenda-se um estreitamento das relações de prestação de serviços entre a EmpresaMunicipal de Limpeza Urbana e órgãos afins com as entidades de controle da filariose, bem como a adoção de diagnósticose tratamentos individuais e coletivos adequados a população em risco.