Violência contra a mulher gestante sob a visão de puérperas

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (3), 2009
Publication year: 2009

Objetivos:

analisar os tipos de violência sofrida no período gestacional à luz do Modelo Ecológico de Violência daOrganização Panamericana de Saúde (OPAS) e discutir a concepção de violência sob a visão da mulher enquanto gestante.

Método:

estudo descritivo com abordagem qualitativa. Desenvolvido em uma maternidade municipal do Rio de Janeiro.Foram realizadas 100 entrevistas estruturadas com puérperas internadas no Alojamento Conjunto.

Resultados:

dentre asmulheres que sofreram algum tipo de violência, maior proporção de agressão física (67%), sendo o companheiro, namaioria dos casos (33%), uma pessoa próxima à mulher. As vítimas não procuraram um serviço especializado paraatendimento (79%). O perfil sócio-demográfico mostrou que a faixa etária predominante foi de 20-29 anos (56%); com umnível de escolaridade baixo, menos de 06 anos de estudo; com uma renda familiar preponderante de mais de 02 saláriosmínimos e residentes, em sua maioria (27%), da A.P.3.1 Méier.

Conclusões:

É importante zelar pelos Direitos Humanos evalorizar o atendimento integral à mulher vítima de violência conforme preconiza o Ministério da Saúde e a OPAS. Éessencial a existência de uma capacitação contínua para cuidar, frente ao fenômeno da violência, oferecendo um cuidadode Enfermagem ético e humanizado.