Construção do banco de termos da linguagem especial de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva com base no Modelo de Sete Eixos da CIPE® versão 1.0

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (3), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

construir o Banco de Termos da Linguagem Especial de Enfermagem para a Unidade de Terapia Intensiva doHULW/UFPB, fundamentado no Modelo de Sete Eixos da CIPE® Versão 1.0.

Método:

pesquisa exploratória descritiva,desenvolvida nas seguintes etapas: avaliação do conjunto de termos da linguagem especial de enfermagem, extraídos deregistros de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva do HULW/UFPB; estabelecimento da árvore de termos dalinguagem especial de enfermagem, por eixo da CIPE® Versão 1.0, e a classificação dos termos considerados comoconstantes e não constantes de acordo com os eixos da CIPE® Versão 1.0.

Resultados:

os termos identificados foramclassificados como constantes e não constantes na CIPE® Versão 1.0. Após a análise iniciou-se o estabelecimento dasárvores de domínio desta clínica e por fim se deu a construção do banco constituído por 213 termos constantes e 78termos não constantes.

Conclusão:

conclui-se que o objetivo do estudo foi alcançado e espera-se que a sua utilizaçãocontribua para que a equipe de enfermagem da unidade utilize seu próprio vocabulário na prática profissional, valorizandoo registro sistematizado das ações de enfermagem e favorecendo a continuidade da assistência.