Sistematização da Assistência de Enfermagem: importância atribuída por estudantes de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (3), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

identificar a importância atribuída à Sistematização da Assistência de Enfermagem por estudantes deenfermagem.

Método:

trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, qualitativa, com 15 estudantes. Na coleta dedados utilizou-se a entrevista semi-estruturada gravada, e, na análise, o agrupamento de temas.

Resultados:

os sujeitosforam 11 mulheres e quatro homens, com idades entre 19 anos e 39 anos. Nove deles já haviam realizado estágioextracurricular; três possuíam curso técnico de enfermagem, e quatro atuavam na enfermagem. Quanto ao tema Contatocom a Sistematização da Assistência de Enfermagem, os estudantes citaram as aulas teóricas e atividades práticas,leituras sobre o tema e a participação em cursos e eventos. Em relação a Sentimentos Vivenciados na Aplicação daSistematização da Assistência de Enfermagem, constatou-se: desapontamento ou frustração; dificuldade em apreender;descrença em colocar em prática; satisfação e credibilidade.

Conclusão:

verificou-se que os estudantes compreendiam aSistematização da Assistência de Enfermagem como ferramenta que o enfermeiro terá à sua disposição para proporcionarum cuidado mais adequado, atribuindo-lhe importância.