Rev. enferm. UFPE on line; 3 (3), 2009
Publication year: 2009
Objetivo:
mapear os termos existentes na CIPE®-Versão 1.0 aos registros de enfermeiros de uma UTI adulto de BeloHorizonte e descrever os termos identificados nos registros e constantes na classificação. Método:
estudo descritivo emque foram coletados 164.016 termos de 102 prontuários de pacientes. Na construção do corpus de análise, os termosextraídos foram submetidos à exclusão de repetições, correções ortográficas, análise de sinonímia, adequação de temposverbais, uniformização de gêneros e exclusão de expressões pseudoterminológicas e características específicas.Resultados:
após esses procedimentos foram obtidos 1.211 termos. Finalizada a padronização dos termos foi realizado omapeamento cruzado entre os termos identificados e aqueles constantes na classificação, sendo encontrados 198 termosem comum e 1.013 termos não constantes na mesma. Conclusão:
a realização deste estudo permitiu o conhecimento dovocabulário utilizado no cuidado a pacientes internados em UTI adulto constantes na CIPE versão 1.0.