Rev. enferm. UFPE on line; 3 (3), 2009
Publication year: 2009
Objetivo:
conhecer a opinião de mulheres sobre sua vida relacionada com a prostituição. Metodologia:
estudoqualitativo, fenomenológico, exploratório e descritivo, realizado em Votuporanga, São Paulo, Brasil, de setembro de 2007a dezembro de 2008. Foi empregada a entrevista aberta a partir de questões norteadoras. As entrevistas foram transcritasna integra preservando a identidade das entrevistadas usando o termo participante 1, 2, 3 e assim sucessivamente. Foramseguidos os passos de ordenação dos dados, classificação e definição dos núcleos de sentido, articulando as falas dosatores sociais discutindo-as com literatura. Resultados:
foram entrevistadas vinte profissionais. De acordo com a leitura,foram separados e organizados os seguintes núcleos do sentido: sexualidade e sexo, descobertas e idade, escolhas,encontro com parceiros/clientes fora dos programas, preconceito. Conclusão:
As mulheres participantes deste estudocarregavam consigo um estigma pré-estabelecido, que se faz necessário mudar, devendo o profissional da saúde que atuano programa integral à saúde da mulher, ter como meta em suas atribuições, estratégias de cuidados para orientar eassistir esse grupo.