Cuidado de enfermagem ao portador de paraplegia à luz do Modelo de Adaptação de Roy

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (3), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

teve como objetivo analisar a adequação do cuidado de enfermagem ao paciente com lesão medular baseadono Modelo de Adaptação de Roy.

Método:

estudo de caso, de caráter qualitativo realizado com um paciente paraplégicotraumático, em fase de choque medular, em instituição pública de Fortaleza, Ceará, no período de outubro a novembrode 2007. Utilizou-se o processo de enfermagem proposto por Roy, que compreende em: avaliação de comportamentos,avaliação de estímulos, diagnóstico de enfermagem, estabelecimento de metas, intervenções e avaliação.

Resultados:

apartir dos resultados, foram identificadas alterações no modo fisiológico, a presença de interferência dos estímulosinternos, relacionados à própria lesão medular e de estímulos externos às condições socioeconômicas deste indivíduo naadaptação à sua nova condição de vida.

Conclusão:

considera-se que as alterações relacionadas aos modos deautotoconceito, desempenho de papéis e interdependência estão em risco constante de aparecimento, necessitando assimda implementação de intervenções de enfermagem específicas à este tipo de paciente, objetivando minimizar osproblemas com o envolvimento e a participação da família durante a reabilitação.