Algumas características do trabalho e do trabalhador mototaxista: revisão bibliográfica

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (3), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

identificar acidentes ocorridos entre mototaxistas, suas causas e agravos.

Método:

revisão de literaturareferente aos anos de 1985 a 2008, com busca de artigos indexados através de descritores pré-determinados na bibliotecavirtual SciELO-Brasil e nas bases eletrônicas LILACS, ADOLEC e COCHRANE.

Resultados:

após observância dos critérios deinclusão, obteve-se 26 artigos, sendo 13 na LILACS, 9 na base SciELO-Brasil, 3 na ADOLEC e 1 na COCHRANE. As causas dosacidentes motociclisticos envolveram manobras arriscadas, uso de álcool, drogas, velocidade excessiva, cansaço,influências climáticas, falta de manutenção, entre outras; os agravos incluíram traumatismos crânio-encefálicos, lesõestorácicas, abdominais, de membros inferiores e superiores.

Conclusão:

estratégias utilizadas pelos trabalhadores paraevitar condições acidentogênicas e consequentemente lesões para o condutor e passageiro são de natureza preventiva.Inserções deste grupo em programas de saúde do trabalhador e recomendações aos trabalhadores da saúde paraatentarem-se aos problemas de saúde apresentados por estes sujeitos são desejáveis.