Idosos rualizados: um desafio para as intervenções de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (3), 2009
Publication year: 2009

Objetivos:

descrever o processo de rualização dos idosos e as implicações neste grupo; e discutir as possibilidades deintervenções de enfermagem segundo a Nursing Interventions Classification (NIC) aos rualizados em instituições de abrigo.

Método:

trata-se de uma abordagem qualitativa a partir de revisão bibliográfica em bancos de dados do Programa deComutação Bibliográfica (COMUT), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Biblioteca Digital deenfermagem (Bdenf) e Literatura Científica do Caribe e América Latina (LILACS), além da consulta manual dos periódicose livros.

A busca ocorreu por meio de termos:

idosos, rualização, velhice, exclusão social e população de rua.

Resultados:

o processo de rualização do idoso como forma de exclusão social, decorrente do alcoolismo, pobreza e conflitosfamiliares, constitui um desafio para a enfermagem, frente à necessidade de ações efetivas de saúde especialmente noâmbito das instituições que abrigam provisoriamente os rualizados. Nesse sentido foram propostas doze intervençõessegundo Nursing Interventions Classification (NIC) a esse tipo de clientela amparada nesse âmbito.

Conclusão:

aenfermagem gerontológica deve conhecer os problemas psicossociais destes idosos, criando elementos estratégicos e deações conjuntas com outros profissionais em busca de soluções efetivas que, além das intervenções, visem também àprevenção da rualização.