O diálogo necessário para a efetivação da interdisciplinaridade em saúde: contribuições da Teoria da Ação Comunicativa de Jünger Habermas

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (3), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

reflexão teórica acerca da Interdisciplinaridade em Saúde que compreende o diálogo como ferramentaestrutural das práticas de saúde conscientes, éticas e interativas.

Metodologia:

como atitude de aproximação ao objetoepistemológico, dá-se significado aos conceitos de saúde-doença histórico-social e culturalmente construídos; dainterdisciplinaridade, seus aspectos teóricos-históricos-sociais e do Agir Comunicativo em Saúde, discussão fundamentadana Teoria da Ação Comunicativa de Jünger Habermas.

Resultados:

a interdisciplinaridade em saúde postula superar acristalização das relações de trabalho, do saber-fazer fragmentado e especializado com o objetivo de atingir metasestrategicamente elaboradas.

Conclusão:

o agir comunicativo em saúde valoriza a possibilidade da participação dos atoresenvolvidos, da existência de diálogos críticos e reflexivos quanto à problemática de saúde, da criação de método detrabalho que priorize o discurso, as falas dos indivíduos, o alcance do consenso linguístico, da validade e da verdade, sejateórica ou prática, construída coletivamente.