Intervenções de enfermagem para situações de volume de líquidos deficiente em vítimas de trauma

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

identificar as intervenções de enfermagem da Nursing Intervention Classification para situação real e de riscode Volume de líquidos deficiente, para vitima de trauma, no Atendimento Pré-hospitalar Avançado Móvel.

Método:

estudodescritivo, de mapeamento cruzado, a partir da descrição das intervenções realizadas pelos enfermeiros e posteriorrefinamento. Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de São Paulo (0949/2008), dos 39enfermeiros do setor, 11 atenderam aos critérios de inclusão: dois anos de atuação em Unidades de Suporte AvançadoMóvel e concordância em participar do estudo. O instrumento de coleta de dados foi composto por identificação dossujeitos e espaço para citarem as atividades realizadas na situação real e de risco de volume de líquidos deficiente, para avítima de trauma. Foi realizado o mapeamento comparativo dos dados obtidos com a classificação de intervençõesadotada, sendo o mesmo validado por peritos.

Resultados:

identificou-se para a situação real 16 intervenções e 59atividades; para a de risco, 11 intervenções e 37 atividades.

Conclusão:

as atividades das intervenções adotadas sãorealizadas nesse contexto; sugerimos acrescentar as intervenções “cuidados de emergência, gerenciamento do protocolode emergência e encaminhamento”, para o diagnóstico de enfermagem real e de risco, e a intervenção “controle desuprimentos” somente para o diagnóstico de Volume de líquidos deficiente.