Processo de enfermagem fundamentado na Teoria do Autocuidado de Orem a um paciente submetido à cirurgia bariátrica

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

aplicar o Processo de Enfermagem fundamentado na Teoria do Autocuidado de Orem, com o método estudo decaso, com um paciente submetido à cirurgia bariátrica.

Métodos:

estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipoestudo de caso, com um portador de obesidade mórbida, inscrito no Grupo de Cirurgia Bariátrica de um hospital deensino, na cidade de João Pessoa-PB. Para a coleta de dados foi utilizando um roteiro adaptado à Teoria do Autocuidadode Orem, que levou a identificação dos déficits de autocuidado e aos diagnósticos de enfermagem. Em seguida, foielaborado o planejamento da assistência de enfermagem, com a determinação das metas, objetivos, método de ajuda,tipo de sistema e intervenções de enfermagem. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética do HosptialUniversitário da Universidade Federal da Paraíba (054/07).

Resultados:

a partir da identificação dos diagnósticos deenfermagem foi traçado e implementado o plano assistencial de enfermagem, com a finalidade de restabelecer opaciente, prevenir complicações pós-operatórias, promover a recuperação e prepará-lo para o autocuidado.

Conclusão:

considera-se que a aplicação do Processo de Enfermagem, baseado na Teoria do Autocuidado, possibilitou a prestação deuma assistência individualizada e qualificada, estimulando o paciente a participar ativamente no seu tratamento, comotambém a aumentar sua responsabilidade nos resultados da assistência.