Coping entre enfermeiros de Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

identificar as estratégias de coping utilizadas pelos enfermeiros de Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica.

Método:

estudo descritivo, com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se o Inventário de estratégias decoping de Lazarus e Folkman, o qual engloba pensamentos e ações utilizadas para lidar com demandas internas ouexternas de determinado estressor, centralizando-se no uso de estratégias de coping. Os resultados foram verificadosestatisticamente como significativos ou não, estabelecendo-se o nível de significância de 5%. O projeto desta pesquisa foiaprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Maria (092/2001).

Resultados:

verificou-se que oenfrentamento e a superação do stress, no ambiente de trabalho, convergiram para a satisfação e o prazer dosenfermeiros. Sendo o modelo interativo entendido como um processo, no qual as relações entre pessoa e ambienteinteragem constantemente, fica evidente que a adaptação do ser humano às diferentes situações de stress é necessária,para que se dê o adequado enfrentamento.

Conclusão:

conclui-se que a estratégia mais utilizada pelos enfermeiros foi aresolução de problemas e a menos utilizada, o afastamento.