Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009
Objetivo:
identificar as condições de luminosidade, ruído e os tipos de toque do profissional ao bebê em ambiente deUnidade de Terapia Intensiva Neonatal. Método:
foi realizada em unidade de hospital universitário composta por 30leitos, entre junho a dezembro de 2005. Por observação não-participante, os dados foram coletados por meio deanotações em cada uma das cinco salas da unidade, somando-se 57 horas de observação, transcritas, tabuladas eanalisadas de acordo com a literatura. O projeto desta pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da FaculdadeEvangélica do Paraná (2895/05). Resultados:
na categoria ruído destacou-se a conversa em tom alto. Em relação àluminosidade, as incubadoras são cobertas com campo escuro. Quanto aos tipos de toque, destacou-se o toqueinstrumental-afetivo. Conclusão:
a partir dos dados coletados é possível aprimorar as condições de conforto dos bebês pormeio de ações educativas com os profissionais, em especial dirigidas para a conscientização de que o cuidado humanizadoé uma conduta que precisa ser incorporada às ações cotidianas.