Perfil epidemiológico dos pacientes acometidos por acidentes vasculares cerebrais

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivos:

levantar o perfil epidemiológico de pacientes acometidos por acidente vascular cerebral em um hospital deJoão Pessoa, Paraíba, Brasil; investigar os dados sócio-demográficos; averiguar os fatores de risco e identificar os sintomase as sequelas do acidente vascular cerebral.

Método:

estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa. Apopulação configurou-se por sessenta prontuários. Para a coleta de dados foi usado um formulário no período de março aabril de 2007; em seguida, os dados foram analisados e apresentados em tabelas e figuras. Este estudo foi aprovado peloComitê de Ética com protocolo número 58/2007.

Resultados:

a maioria dos prontuários era de pacientes com 46 a 85anos; do sexo feminino; procederam da Zona da Mata Paraibana; eram hipertensos; tiveram o acidente vascular do tipohemorrágico.

Conclusão:

Este estudo foi de grande relevância para os enfermeiros, pois lhes possibilitou conhecimentospara ajudar a reduzir o número de mortes e seqüelas dos AVC; também, contribuiu com os aspectos básicos para modificaressa situação, como: conhecimento da doença e adequação dos métodos de tratamento (dentre os mesmos, destacam-seos estudos dos fatores de risco e relevância da aplicação de uma profilaxia precoce de AVC). Assim, o papel principal daenfermagem é prevenir e detectar precocemente as complicações, instruindo a população sobre a enfermidade.