Fatores que interferem na realização do cateterismo vesical intermitente limpo em crianças com mielomeningocele

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivos:

analisar os fatores que interferem na realização do cateterismo em crianças com bexiga neurogênica,secundária à mielomeningocele.

Métodos:

trata-se de pesquisa descritiva e exploratória. Participaram da pesquisa 55cuidadores de crianças com mielomeningocele de um Hospital Infantil de Fortaleza, de acordo com os critérios deinclusão: ser o cuidador de crianças lactentes, pré-escolares e escolares; ser o cuidador que realiza o cateterismo assistidoem mais de 50% das vezes durante o dia; ser residente no Município de Fortaleza (CE); e ter participado previamente deum programa de reabilitação infantil. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Albert Sabinsob o número 52/06.

Resultados:

alguns fatores interferiram positivamente na realização do cateterismo: idade dacriança; cuidador sem ocupação fora do domicílio; recebimento de benefício de renda continuada; recebimento domaterial utilizado no cateterismo do Município ou do Estado; entre outros.

Conclusões:

o número de variáveis queinterferiram positivamente na realização do cateterismo foi superior ao dos que exerceram interferência negativa. Osachados são de extrema relevância, visto que possibilitam a inferência de que a adesão ao cateterismo é facilitada pelapresença desses fatores.