Padrão do consumo de álcool entre estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Católica de Minas Gerais

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivos:

identificar o padrão do consumo de álcool entre estudantes do curso de graduação em enfermagem.

Metodologia:

estudo descritivo-quantitativo com 393 estudantes do curso de graduação em enfermagem da UniversidadeCatólica de Minas Gerais. Os dados foram coletados a partir de um questionário e analisados através da estatísticadescritiva. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da PUC Minas (CAAEE 0213.0.213.000-07).

Resultados:

os estudantes consomem álcool e bebidas energéticas, a cerveja é a bebida mais consumida e bares e discotecas sãofrequentemente utilizados. Entre os eventos ocorridos após o consumo de bebidas alcoólicas encontra-se falta à escola,condução de veículos e envolvimento em briga. As mulheres são responsáveis pelo consumo diversificado das bebidasalcoólicas e os homens apresentam menor diversificação, mas com maior consumo de doses por ocasião. Em relação aouso de bebida alcoólica na família, os estudantes apontam o pai como consumidor abusivo.

Conclusão:

o consumo debebida alcoólica entre os estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Católica de Minas Gerais éum problema que deve ser enfrentado através da implantação de ações preventivas e de redução de danos.