Perfil socioeconômico e de saúde dos idosos participantes de um grupo de convivência

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

conhecer o perfil socioeconômico e de saúde dos idosos que participam do grupo de convivência “Conviver” nomunicípio de Estação, Rio Grande do Sul, Brasil.

Metodologia:

estudo transversal com 51 idosos participantes. Para acoleta de dados utilizou-se parte do instrumento validado na pesquisa multidimensional das condições de vida do idoso doRio Grande do Sul, desenvolvido em 1995/1996 pelo Conselho Estadual do Idoso. Os dados foram analisados através daestatística descritiva e discutidos com base na literatura. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa daUniversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ― Campus de Erechim/RS (127/PGH/07).

Resultados:

osidosos encontram-se entre 65 a 70 anos, predominantemente, do sexo feminino, casado, com baixo nível de escolaridadee baixo poder aquisitivo. A maioria é aposentada e sobrevivem com renda mensal de até dois salários mínimos.

Conclusão:

participar do grupo de convivência pode ser considerado fator contribuinte para enfrentar a velhice de forma maistranqüila e saudável, possibilitando a convivência, troca de experiências, lazer. É notória a necessidade de políticaspúblicas com viés de gênero e classe, focalizando o idoso em suas dimensões biológicas, emocionais, sociais, ambientais eculturais.