Modelo para estimativa de custos educacionais totais do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

apresentar o modelo de construção de custos para estimar os custos educacionais do currículo integrado de umcurso de enfermagem.

Metodologia:

o Modelo de Estimativa de Custos Educacionais de um Curso de Enfermagem (MECEE)baseou-se e foi adaptado de um programa de construção de custos e apresentado em forma de fluxograma. Devido àsadaptações necessárias à construção foram relatadas as semelhanças e diferenças entre os dois modelos. Este estudo foiaprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário pelo protocolo número 253/04.

Resultados:

algumassemelhanças encontradas foram: consideram as características e particularidades de um programa de ensino; indicamcoleta de dados em horas-contato docente (custos diretos); identificam os equivalentes em regime de trabalho integral erealizam cálculos de suportes de manutenção (custos indiretos). Entre as principais diferenças, o programa seguido foidescrito em 12 etapas e o MECEE em seis.

Conclusão:

o MECEE pode contribuir para elucidar aspectos da distribuição dacarga horária docente, das horas-contato docente realizadas durante o ano letivo, da participação de docentes edepartamentos em um programa educacional e apresenta vantagens em relação aos outros modelos identificados naliteratura internacional.