É uma situação delicada: a doença mental na ótica de servidores militares

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

apreender o conhecimento e a percepção sobre doença mental na ótica de servidores militares.

Método:

pesquisa de caráter qualitativo, descritivo, analítico, cujas informações foram obtidas por meio de entrevista semiestruturadae diário de bordo. Compôs a amostra dez servidores vinculados ao policiamento ostensivo de um Batalhão dePolicia Militar. Os depoimentos foram gravados, transcritos e as percepções não captáveis pelo gravador foram registradasno diário de campo. A análise dos dados seguiu os preceitos da análise de conteúdo. O projeto teve aprovação do Comitêde Ética em Pesquisa da Universidade Regional Unijuí (132/2008).

Resultados:

a análise das informações conformou duascategorias analíticas. Uma aborda a concepção e o conhecimento acerca da doença mental na ótica de servidoresmilitares e a outra as suas intervenções em situações de adoecimento mental.

Conclusão:

constatou-se que oentendimento de servidores militares, em parte, é similar ao da população em geral, não havendo distinção entre doençae deficiência mental, assim como a noção de imprevisibilidade e agressividade do doente mental. Isto demonstra anecessidade de qualificação dos servidores, já que estes são frequentemente acionados para atender o sujeitomentalmente enfermo.