Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009
Objetivo:
relatar a aplicação do Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção em FamÃlia (MCAIF) na entrevista com osfamiliares durante a investigação dos óbitos infantis em dois municÃpios do extremo sul do Rio Grande do Sul. Método:
estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado no ano de 2007, em dois municÃpios do extremo suldo estado do Rio Grande do Sul. Foi abordada uma famÃlia em cada municÃpio, com caso de óbito infantil, por meio devisitas domiciliares utilizando o MCAIF. O estudo possui abordagem qualitativa e, para a análise dos dados, foramconsideradas as informações obtidas durante a entrevista, construção do genograma, do ecomapa e o formulário deinvestigação de óbito infantil. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina daUniversidade Federal de Pelotas (063/07). Resultados:
o MCAIF foi útil na abordagem à s famÃlias enlutadas com a perdaprecoce de um dos seus membros, aproximando não apenas o enfermeiro da famÃlia, como fortalecendo o relacionamentodesta com o sistema público de saúde. Conclusão:
este estudo permitiu compreender que o enfermeiro, por meio darealização do cuidado famÃlia sob o enfoque sistêmico, proporciona uma assistência ampliada para as necessidades dafamÃlia.