Acupuntura em portadores de artrite reumatóide: vantagens, desvantagens e razões para busca por esta terapia

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivos:

verificar as principais razões que justificam a procura pelo tratamento realizado por meio da acupuntura pelosportadores de artrite reumatóide; identificar as vantagens e desvantagens desse tipo de tratamento para esse tipo depaciente.

Método:

estudo de caso, realizado no Hospital de Medicina Alternativa e em uma clínica privada que oferecem aacupuntura como modalidade terapêutica, localizados em Goiânia. Foram considerados casos, indivíduos maiores de 18anos, portadores de artrite reumatóide, usuários de acupuntura há pelo menos um mês e com capacidade de autoavaliaçãoe de verbalização. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da UniversidadeFederal de Goiás (028/2005).

Resultados:

a amostra foi de quatro pacientes, e para obtenção dos dados foram realizadasentrevistas após cada consulta. Os dados coletados foram analisados segundo a técnica de Análise de Conteúdo. Apósanálise das entrevistas, foram identificadas duas categorias temáticas: “Razões motivadoras para a busca pelaacupuntura” e “Acupuntura: vantagens e desvantagens”.

Conclusão:

entende-se que a acupuntura é uma modalidadeeficaz no tratamento da artrite reumatóide, e por isso merece maior divulgação e dedicação dos profissionais de saúde.Além disso, é necessário que seja realizado maior número de estudos, de maneira a caracterizar os benefícios dessetratamento, como alternativa para os portadores de artrite reumatóide.