Adesão dos profissionais de saúde ás precauções-padrão: uma revisão integrativa da literatura

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

este estudo teve como objetivo identificar e avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre os fatores queinterferem na adesão dos profissionais de saúde às precauções-padrão.

Método:

trata-se de um estudo de revisãointegrativa da literatura, realizado por meio da busca eletrônica dos artigos nas bases de dados: PubMed arquivo digitalproduzido pela National Library of Medicine (MEDLINE), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature(CINAHL), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), EMBASE e COCHRANE Library,publicados no período de 1999 a 2008, sendo analisados 14 artigos.

Resultados:

identificaram-se diversos fatores quepodem interferir de modo positivo ou negativo na adesão dos profissionais da saúde às precauções-padrão. A maioria(13/14) foi classificada como nível de evidência 6, por serem artigos descritivos.

Os motivos foram agrupados em trêscategorias:

fatores relacionados ao indivíduo, à instituição e ao processo de trabalho.

Conclusão:

apesar de não fornecerevidências científicas consideradas fortes, o presente estudo permitiu a identificação de um conjunto de variáveis quemerecem ser mais bem exploradas em estudos analíticos e experimentais os quais poderão fornecer subsídios maisconcretos para melhorar os níveis de adesão dos profissionais de saúde às precauções-padrão.